terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lançamento do livro documentário projeto "a esquina de Monalisa"


De onde surge o projeto a Esquina de Monalisa?

 “Mais que nunca precisamos das vozes daqueles cujo discurso não foi turvado pela tentação de dominar o mundo. Mais que nunca temos que prestar atenção naquele gigantesco cadinho humano da chamada periferia, onde sabedorias e práticas seculares são guardadas onde se ensaiam, sob condições incrivelmente difíceis, estratégias de vida e de sobrevivência que buscam alcançar o futuro [...] Se queremos conhecer o ser humano, então temos que aprender a dirigir o nosso olhar para as distâncias.“
 (Hubert Fitche,1987)

Fichte, baseado nas pesquisas de campo de Malinowski, desenvolve seu método de pesquisa, fundamentado na oralidade, como uma maneira de dar voz significativa ao outro, expressando seus tormentos e sua solidão. 
Essa metodologia decorre de entrevistas gravadas, transcritas e colocadas ao público, segundo critérios pré-determinados pela existência de um projeto, que só pode ser realizado se houver a participação das testemunhas oculares dos eventos históricos.
O Livro Documentário “A esquina de Monalisa” parte das metodologias de pesquisa em história oral: a Etnopoesia de Fitche, a descrição densa de Geertz e a história Cultural de Chartier, para a construção de um novo olhar sobre a história das travestis no interior de nosso Estado.
           
 Quem é o responsável pelo projeto?

            Rodrigo Casali é pesquisador, professor de história e artista plástico. Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e atualmente é Doutorando pela USP – Universidade de São Paulo, onde também é um dos integrantes do NEO – Grupo de Estudos de História Oral da USP. Sua pesquisa está concentrada na Etnopoesia – estudo das linguagens e das identidades e representações - de grupos marginalizados.
            Fundamentado nessas pesquisas, com chefes de terreiro, publicou o livro “Autofalantes”, 2010, pela editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com apoio do CAPES – Centro de Apoio à Pesquisa.
            Em Botucatu, a partir de seu trabalho com os travestis, realizou a exposição “a esquina de Monalisa” composta por pinturas, desenhos e vídeos, em que esses atores sociais relatam aspectos de seu cotidiano e que aconteceu no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins – MAC.
            No mesmo ano, 2011, seu trabalho de artes visuais foi vencedor de todas as etapas do prêmio estadual Mapa Cultural Paulista, recebendo, além da premiação, excelentes críticas de curadores de renome internacional.

O que é o projeto “a esquina de Monalisa”?

Para ampliar essa experiência o projeto foi contemplado pelo Edital do Programa de Ação Cultural - PROAC voltado às atividades com temática – LGBT, visando agora a publicação de um livro-documentário “a esquina de Monalisa” que será acompanhado de um vídeo com histórias de cinco travestis da cidade de Botucatu - SP, em um processo de tradução para a escrita de uma nova História - aquela vista de baixo.
O livro e o documentário são resultado de pesquisas, leituras e trabalhos de campo da equipe envolvida e parte de etnografias, descrições densas e entrevistas, tratando da identidade e da representação dessas personagens ocultas em nossas periferias urbanas - a travesti.
Para a elaboração de um trabalho com excelente tratamento audiovisual o projeto conta com a participação do cineasta botucatuense Renato Scorsatto e com fotografia e arte do artista plástico Everton Oliveira.
Visando contribuir também para a construção de diálogos que aproximem o Centro à Periferia e difundir o conhecimento e a tolerância pelo interior do Estado, o autor participará de lançamentos de livros, eventos, seminários e congressos sobre a temática LGBT, além de realizar palestras e exibições do documentário como contrapartida pela publicação da obra.

Desse modo, o projeto tem como objetivo a publicação de mil (1.000) exemplares do livro “a esquina de Monalisa”, bem como, a filmagem e edição de um Vídeo Documentário, que acompanhará o livro, com as histórias de vida contadas pelas travestis de Botucatu.
Para democratizar ainda mais o acesso à informação, uma parte do material será distribuído gratuitamente para Comitês, Conselhos e Assessorias Municipais de Políticas Públicas para a Igualdade de todo o interior do Estado de São Paulo.
Direcionado a pesquisadores, acadêmicos, alunos do ensino médio de escolas públicas, ativistas, militantes da causa e a toda a comunidade interessada pelo assunto, outra parte da publicação será comercializada a preços populares, dez reais (R$ 10,00).
Finalmente, buscando o fomento e a implementação de projetos na área e a criação e ampliação de políticas públicas específicas voltadas à saúde, educação e cultura dessas mulheres, o trabalho terá linguagem acessível, a fim contribuir para a construção de uma atitude mais positiva e afirmativa frente às diferenças.
            O projeto conta com o apoio do PROAC, da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para a Diversidade, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Botucatu, além da Revista Ethos.
            O livro e o documentário serão lançados no dia 25 de janeiro de 2013, às 20h e 30min, no Auditório da UNIFAC, à Avenida Leonardo Villas Boas, 351 – com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (14) 8165-0760 ou pelo endereço na internet www.aesquinademonalisa.blogspot.com

Serviço:

Lançamento do livro documentário – a esquina de Monalisa
Quando: 25 de janeiro de 2013
Horas: 20h e 30min
Local: Auditório da UNIFAC 
            Av. Leonardo Villas Boas, 351
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário